Photoshop: Criando um efeito 3D em letras

Descrição: Neste tutorial veremos um efeito de texto muito legal, no final sua palavra ficará como se estivesse saindo da tela, papel ou qualquer outra superfície que você aplicar de background, para isso usaremos filtros, layer styles e algumas ferramentas.

01. Pressione Ctrl+N para criar um novo documento, defina o tamanho de 500×300 pixels, modo de cor em RGB e 72 dpi’s, pressione Ok, escolha a cor #74a103 e pressione Alt+Backspace (a tecla acima do Enter) ou pressione a letra G do teclado para selecionar a Paint Bucket Tool e clique no documento para preencher a layer com a cor escolhida.

tutoriaisphotoshop.net

02. Pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, pressione a letra M do teclado para selecionar a Elliptical Marquee Tool, com a tecla Shift pressionada clique e arraste para criar uma seleção como na foto abaixo, escolha a cor #b6e100 e pressione Alt+Backspace (a tecla acima do Enter) ou pressione a letra G do teclado para selecionar aPaint Bucket Tool e clique dentro da seleção para preencher com a cor escolhida.

tutoriaisphotoshop.net

03. Pressione Ctrl+D para desabilitar a seleção, vá em Filter> Blur> Gaussian Blur e defina os valores abaixo.

tutoriaisphotoshop.net

04. Sua imagem deverá fica como a da foto abaixo.

tutoriaisphotoshop.net

05. Pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, pressione a letra X do teclado para alternar as cores de Foreground e Background, sua cor de Foreground deve ser a branca, pressione a letra T do teclado para selecionar a Horizontal Type Tool, escreva uma palavra qualquer como na foto abaixo, no caso deste tutorial a fonte usada foi a Futura.

tutoriaisphotoshop.net

06. Clique com o botão direito do mouse sobre a layer de texto e escolha a opção Rasterize Layer ou vá emLayer> Rasterize> Type, pressione Ctrl+J para duplicar a layer, vá em Layer> Layer Style> Gradient Overlaye defina os valores abaixo, clique na layer de texto original e vá em Layer> Hide Layers para retirar a visibilidade da layer.

tutoriaisphotoshop.net

07. Sua imagem deverá ficar como a da foto abaixo.

tutoriaisphotoshop.net

08. Agora vá em Edit> Transform> Skew, distorça a imagem como na foto abaixo e pressione Enter para finalizar a transformação.

tutoriaisphotoshop.net

09. Pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, pressione a letra M do teclado para selecionar aRectangular Marquee Tool, crie um retângulo como o da foto abaixo, pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, pressione a letra X do teclado para alternar as cores de Foreground e Background, sua cor de Foreground deve ser a branca, pressione Alt+Backspace (a tecla acima do Enter) ou pressione a letra G do teclado para selecionar a Paint Bucket Tool, clique dentro da seleção para preencher com a cor escolhida.

tutoriaisphotoshop.net

10. Pressione Ctrl+D para desabilitar a seleção, vá em Filter> Blur> Gaussian Blur e defina os valores abaixo.

tutoriaisphotoshop.net

11. Sua imagem deverá ficar como na foto abaixo.

tutoriaisphotoshop.net

12. Pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, pressione a letra M do teclado para selecionar aRectangular Marquee Tool, crie uma seleção como na foto abaixo, pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, pressione a letra X do teclado para alternar as cores de Foreground e Background, sua cor de Foreground deve ser a branca, pressione Alt+Backspace (a tecla acima do Enter) ou pressione a letra G do teclado para selecionar a Paint Bucket Tool e clique dentro da seleção para preencher com a cor escolhida.

tutoriaisphotoshop.net

13. Pressione Ctrl+D para desabilitar a seleção, vá em Filter> Blur> Gaussian Blur e defina os valores abaixo.

tutoriaisphotoshop.net

14. Sua imagem deverá ficar como a da foto abaixo.

tutoriaisphotoshop.net

15. Pressione Ctrl+E para mesclar as duas últimas layers, vá em Edit> Transform> Rotate e rotacione a imagem como na foto abaixo.

tutoriaisphotoshop.net

16. Pressione Ctrl+J para criar uma cópia do brilho para cada letra de sua palavra, pressione a letra V do teclado para selecionar a Move Tool, posicione cada cópia sobre uma letra, como na foto abaixo.

tutoriaisphotoshop.net

17. Pressione Ctrl+E até mesclar todas as layers com os brilhos que criamos, feito isto pressione a tecla Ctrl e clique na miniatura da layer do texto, para ativar a seleção ao redor das letras, pressione Ctrl+Shift+I para inverter a seleção, (certifique-se de que a layer com os brilhos esteja selecionada) pressione Delete.

tutoriaisphotoshop.net

18. Pressione Ctrl+D para desabilitar a seleção, clique na layer de texto que está com a visibilidade desativada, vá emLayer> Show Layers para ativar novamente a visibilidade da layer, vá em Edit> Transform> Skew e distorça a palavra como na foto abaixo.

tutoriaisphotoshop.net

19. Agora vá em Edit> Transform> Scale e reduza o tamanho das letras como na foto abaixo, pressione Enter para finalizar a transformação.

tutoriaisphotoshop.net

20. Agora vá em Layer> Layer Style> Color Overlay e defina os valores abaixo.

tutoriaisphotoshop.net

21. Sua imagem deverá ficar parecida com a da foto abaixo.

tutoriaisphotoshop.net

22. Pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, pressione a letra L do teclado para selecionar a Polygonal Lasso Tool e crie conexões entre as letras e a sombra que criamos, escolha a cor #689106 e pressione Alt+Backspace (a tecla acima do Enter) ou pressione a letra G do teclado para selecionar a Paint Bucket Tool, clique dentro da seleção para preencher com a cor escolhida.

tutoriaisphotoshop.net

23. Repita o procedimento nas outras letras.

tutoriaisphotoshop.net

24. Pressione Ctrl+E para mesclar as duas últimas layers, pressione a letra L do teclado para selecionar a Polygonal Lasso Tool e crie uma seleção como na foto abaixo, pressione a letra O do teclado para selecionar a Dodge Tool, escolha um brush que tenha aproximadamente 45 pixels, Range em Midtones e Exposure em 30%, passe na parte selecionada para que ela fique como na foto abaixo.

tutoriaisphotoshop.net

25. Pressione Ctrl+Shift+I para inverter a seleção.

tutoriaisphotoshop.net

26. Pressione Shift+O para selecionr a Burn Tool, defina um brush com tamanho aproximado de 45 pixels, Range em Midtones, Exposure em 30% passe em alguns pontos da letra que você está trabalhando para criar áreas sombreadas, pressione Ctrl+D para desabilitar a seleção.

tutoriaisphotoshop.net

27. Repita o procedimento para as outras letras.

tutoriaisphotoshop.net

28. No final sua palavra estará como a da foto abaixo.

tutoriaisphotoshop.net

site de origem: http://www.photoshopstar.com/text/cool-unusual-text-effect/

Fonte: http://www.tutoriaisphotoshop.net/2009/10/criando-um-efeito-3d-em-letras.html por: André Sugai

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s