Google e escritores esperam chegar a acordo em novembro

NOVA YORK, EUA — A gigante da internet Google e representantes dos escritores americanos deverão apresentar perante um juiz no dia 9 de novembro um acordo sobre a divulgação de milhões de livros on-line.

“Espero que apresentem um acordo alterado para sua aprovação preliminar”, disse em Nova York o juiz federal Denny Chin.

Um dos advogados que representam o sindicato dos escritores e a Associação de Editores americanos confirmou que o acordo está a caminho.

“As partes trabalharam diariamente, assiduamente”, disse Michael Boni. “Percorremos um longo caminho para identificar e negociar emendas ao acordo”.

Boni indicou que o objetivo de 9 de novembro para uma audiência preliminar sobre o acordo era realista e que “na melhor das hipóteses, esperamos uma audiência sobre um acordo final para o fim de dezembro ou início de janeiro”.

Daralyn Durie, que representa o Google, também acredita que o acordo está ao alcance da mão. “As partes esperam que possamos apresentar um acordo”, destacou.

O acordo tenta resolver questões legais, incluindo pontos relacionados ao sindicato de autores, a respeito do projeto do Google.

Uma versão anterior do acordo enfrentou a oposição do departamento de Justiça, que pediu a Chin que voltasse a reunir as partes na mesa de negociações.

O departamento de Justiça disse que o projeto de digitalizar livros “tem o potencial de devolver vida a milhões de obras que atualmente estão fora dos limites”, mas, em sua forma atual, ainda briga com questões importantes do direito autoral.

Fonte: AFP http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5gQ_-psKiCNIuDUTynttI0hturrYA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s